Sugestão de leitura: Decisão, Risco e Saúde

 


Conheci Suelen Webber no PPG da Unisinos. Estudiosa, criteriosa, dedicada. A reunião dessas qualidades  está aí. Mais um livro abordando uma temática muito atual e polêmica. Está já à venda nas grandes livrarias, incluindo a Cultura (aqui) e a própria Juruá (aqui).

 
Sinopse: a obra trata de maneira inovadora o problema da judicialização da saúde no Brasil. Para tanto, utiliza-se de bases sociológicas – em especial a Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann – para verificar quais os motivos desta corrida ao Poder Judiciário em busca de prestações que garantam a manutenção da saúde aos cidadãos. Além disso, traz inúmeras decisões judiciais que enfrentaram a temática, propondo uma rediscussão dos casos e uma observação qualificada dos argumentos utilizados nestas decisões. Por fim, aponta os números desta situação social trazida aos Fóruns de todo o país, em âmbito nacional, regional e local. Certamente, um livro para se questionar sobre os reais motivos da chegada de tantas demandas sanitárias ao Sistema do Direito.

 
*Sobre a Autora: Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Capes 6) na linha Sociedade Novos Direitos e Transnacionalização. Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul. Desenvolve pesquisas na área de Teoria do Direito, Sociedade, Novos Direitos, Transnacionalização, Saúde, Direito Penal e Filosofia do Direito. Bolsista Cnpq. Membro do grupo de pesquisa Direito e Filosofia, que reúne pesquisadores de diversas universidade brasileiras. 

Comentários