De quem é esse discurso de posse?
![]() |
Imagem extraída do blog A Toca do Lobo Mal |
Os trechos abaixo são do discurso de posse de um ex-presidente da República. Leia-o e descubra, ao final, quem foi dos cinco abaixo:
a) Fernando Henrique Cardoso – 1º mandato
b) Luiz Inácio Lula da Silva – 2º mandato
c) João Goulart
d) Emílio Garrastazu Médici
e) Juscelino Kubitschek
"Neste momento eu sou a oferta e a aceitação. Não sou promessa. Quero ser verdade e confiança, ser a coragem, a humildade, a união. A oferta de meu compromisso ao povo, perante o Congresso de seus representantes, quero-a um ato de reverdecimento democrático. (...) Homem do povo, conheço a sua vocação de liberdade, creio no poder fecundante da liberdade. (...) E, porque o creio, convoco a vontade coletiva, a participação de todos os que acreditam na compatibilidade da democracia com a luta pelo desenvolvimento, para que ninguém se tenha espectador e todos se sintam agentes do processo. (...) Homem da lei e do regulamento, creio no primado do Direito. E, porque homem da lei, é que pretendo velar pela ordem jurídica. (...) Homem da lei, sinto que a plenitude do regime democrático é uma aspiração nacional. E, para isso, creio necessário consolidar e dignificar o sistema representativo, baseado na pluralidade dos partidos e na garantia dos direitos fundamentais do homem. (...) E espero da Oposição quer nos honre com o cumprimento de seu dever, apontando erros, aceitando acertos, indicando caminhos, fiscalizando e fazendo também a sua escola de democracia, dignidade e respeito mútuo. (...) E creio na missão de humanidade, de bondade e de amor que Deus confiou à minha gente. (...) E, com a ajuda de Deus e dos homens, haverei de pôr na mão do povo tudo aquilo em que mais creio."
Portanto,
No discurso, sempre há um emissor por trás.
O lugar de fala do enunciante sempre importa.
São palavras belas? Falam em amor ou paz?
O discurso é o lugar do logro... O que ele faz?
Esconde a vontade de poder que o subjaz.
* Rosivaldo Toscano Jr. é juiz de direito e membro da Associação Juízes para a Democracia - AJD
Muito bom post! Como sempre.
ResponderExcluirRealmente as belas palavras sempre são usadas para disfarçar a tirania. Tipo o "Movimento Pela Democracia na Libéria" ou "Frente Democrática Nacional", dentre vários outros grupos sanguinários que gostam de utilizar os termos "liberdade" ou "democracia".Foi assim durante toda a história, e continua sendo assim nos dias atuais. Políticos que entoam honestidade em seus discursos falaciosos, vez ou outra são descobertos trabalhando com o jogo do bicho. O DEM que o diga.
ResponderExcluir