Advogada da Justiça Global: Presídios nascerão superlotados

Ana Carolina Moreno
Especial para Terra Magazine
A advogada da Justiça Global, Tamara Melo, reserva uma previsão pessimista em relação à situação da segurança pública no Espírito Santo, que convive com centros de detenções abarrotados. "A expectativa é de que vão construir novas vagas, mas esses novos presídios já vão nascer superlotados", declarou a Terra Magazine.

Veja também:
» Presídios e contradições do Brasil chocam plateia na ONU
» Tortura de presos no ES será discutida na Suíça
» ES reconhece na ONU problemas no sistema carcerário
» Siga Bob Fernandes no twitter

Ela foi uma das três panelistas no evento paralelo que ativistas de direitos humanos realizaram na 13ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, realizado nesta segunda-feira, em Genebra, na Suíça.
Durante duas horas, eles expuseram os vários crimes de tortura cometidos dentro do sistema prisional capixaba a uma comunidade internacional que ficou perplexa.
Leia a entrevista.
Terra Magazine - Como você avalia o resultado do painel?
Tamara Melo -
Se a gente pensar pelo que a gente queria com esse evento, ele foi muito bom. Conseguiu dar visibilidade à situação, apresentar as denúncias para o Estado de forma bem clara. Mas foi preocupante porque ficou muito claro que a gente não conseguiu uma resposta do Estado. Diante de tudo o que a gente apresentou, ele não apresentou respostas. Continuou com o mesmo discurso. O diferencial foi que o secretário de Justiça (Ângelo Roncalli) reconheceu as nossas denúncias, a gravidade do que foi anunciado. Ele não analisou denúncia por denúncia, mas foi aceitando o que foi dito. Disse que realmente é a realidade, que é dramático. Isso é diferente de outras situações em que ele negou a existência das denúncias. Mas o que não deu para perceber foi um esforço para mudar a postura.
Como foi a reação da comunidade internacional?
A impressão que eu tive foi que as pessoas ficaram muito impressionadas, a plateia entendeu muito rápido do que a gente estava falando, porque as perguntas que seguiram depois da nossa fala foram bem nos pontos centrais, no debate. Queriam saber sobre a omissão do Estado, o que o Ministério Público pode fazer, quem vai monitorar os presídios para prevenir a tortura. A questão do relacionamento com a sociedade civil também foi citada, porque já fomos proibidos de entrar em unidades prisionais, de registrar o que vimos em fotos e filmes, e quando o painel acabou várias pessoas vieram falar com a gente, sugerindo propostas conjuntas em outras instâncias internacionais. Nossa estratégia de monitoramento continua, até porque o problema não acabou.
Essa foi a primeira vez que o governo do Espírito Santo esteve exposto dessa maneira perante a comunidade internacional?
Não foi. A sociedade civil já vem levando várias denúncias internacionais relativas ao Brasil. Essa não é a primeira nem a última, nem a de maior constrangimento. Foi importante muito mais pela repercussão na imprensa. O tema foi levado em todos os jornais e ganhou visibilidade impressionante, o que é ótimo, porque quando a gente faz uma denúncia internacional é para isso, para levar pra fora e chamar a atenção. O Brasil já foi inclusive condenado em tribunais internacionais. Mas com relação à tortura nada foi dito sobre a responsabilização do governo.
Qual é a solução para o sistema prisional do Espírito Santo?
O governo ainda está centrado à criação de vagas. Quem trabalha com o sistema prisional sabe que isso não resolve o problema. O que a gente vê de forma muito clara é uma política de encarceramento em massa. A superpopulação é um resultado dessa política. Já fica evidente isso porque 70% dos presos são presos provisórios. Isso deveria ser uma exceção, não pode ser regra. Está previsto na Constituição, nos acordos internacionais. Esse é um dos elementos. Também há a questão da pena alternativa. O juiz opta por determinar na sentença final a prisão definitiva, mesmo reconhecendo que há outras opções. Eles determinam penas altíssimas, por muito tempo, sem justificativas. Determinam a prisão em regimes fechados quando poderiam já determinar outros regimes para delitos menos gravosos. O judiciário tem uma grande parcela de culpabilidade na superpopulação. Eles acham que a prisão é solução para todos os males. Assim o Espírito Santo vai virar um grande presídio.
E o Estado não tem nem tempo nem dinheiro para construir tantas vagas, não?
A cada mês ingressam 250 presos no sistema prisional e saem 50. Não é só construindo vagas que a gente vai resolver isso. Mesmo que tivesse agilidade de construir prisões, e ele não tem, é preciso um procedimento administrativo, tempo da obra. Ainda que fosse construída uma a cada mês, não daria conta. O ritmo é muito maior. A expectativa é de que vão construir novas vagas, mas esses novos presídios já vão nascer superlotados. É preciso começar a pensar em alternativas. Não dá pra achar que a superpopulação é resultado do aumento da criminalidade, é em grande medida culpa da postura dos juízes e promotores. Respaldado em grande parte pelos meios de comunicação.
Como os meios de comunicação contribuem com o problema?
Reforçando o argumento do medo e da necessidade da prisão. Vários meios apostam por essa solução. Quem trabalha no sistema prisional tem muito claro que isso não resolve, acho que é preciso levar essa discussão para a mídia. No Espírito Santo, muitas vezes alguns meios não tinham interesse em publicar matérias graves sobre o que estava acontecendo, e esse interesse foi aumentado depois dessa repercussão nacional e internacional. Não estou generalizando porque alguns sempre tiveram.
O jornal A Tribuna, que publicava as colunas do Elio Gaspari, decidiu não publicar justamente o texto dele que falava sobre esse evento na ONU. Qual foi a reação de vocês em Genebra?
Causou muita preocupação para todos nós porque, além de todas as delações que estávamos fazendo, esse caso também colocou em questão a liberdade de imprensa. Isso ficou muito evidente.

Terra Magazine

Comentários

  1. Caro Dr. Rosivaldo, Indiquei o blog do senhor na seção "territorialidades" do "A navalha de Dalí". Parabéns pelos escritos, e um grande abraço. Murilo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

IDENTIFIQUE-SE E FIQUE À VONTADE PARA COMENTAR. SOMENTE COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO ACEITOS.