Poema de um Formando



POEMA DE UM FORMANDO* – POR ROSIVALDO TOSCANO




Minha Faculdade, meu templo de idéias
De sonhos e lendas, de guerra e de paz...
Aqui quanto cresci... nessa panacéia
Vertendo em poesias tantos ideais

Em meio a essas salas foram cinco anos
De estudo, de empenho, buscando o saber
Só não saberia que um dia sonhamos...
E agora acordamos sem ter mais você.


O tempo chegou pra uma nova viagem
Pra outras paisagens... nossa profissão.
Mas trago comigo, em boas passagens
As lições dos mestres em meu coração

E amigos tantos pude aqui colher
Formam um ramalhete das flores mais raras
Jóias preciosas, as pedras mais caras
— Deus me deu a graça de vos conhecer

Deixo, companheiros, meu abraço amigo
Coração cativo, pretende servir.
Podem ter certeza que terão abrigo
Contarão comigo por todo o porvir

Duas são as épocas que aqui mais nos marcam:
Quando se é calouro e quando se é formando
Uma nem imagina quantos anos faltam...
Outra nem acredita que estão terminando...

Não que foram anos, pois assim passamos...
Não que foram longos, mas foram felizes.
Não que foram muitos, mas aproveitamos
Não que foram duros, fomos aprendizes.

Cumpre-se agora o apagar das luzes
Pra nossa ribalta do aprendizado
Mas não esqueçamos quantas foram as cruzes
O sucesso é molde feito no passado.

Nosso futuro é grande como o firmamento...
Já se vêem agora os homens do porvir
Se ontem fomos barro, amanhã cimento
Construindo a aurora que irá surgir...

Torço que não seja adeus, quero voltar
Não como calouro, nem como formando,
Mas como aprendiz... o tempo dirá...
Minha Faculdade, saio acenando...

Aos valorosos mestres, gratidão sincera
Aos companheiros - votos de saudade
Aos funcionários, um abraço encerra
Por fim, muito obrigado, Universidade!




*Poema declamado no Pátio do Setor I do Campus da UFRN, último dia de aula – 1996.

Comentários